6º CBEL

Tema:

LAZER NAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Data:

12 a 14 de novembro de 2024

Local:

Universidade de São Paulo (USP)

Campus Leste, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

Veja como chegar

Programação

TERÇA-FEIRA - 12/11/2024

11h às 17h – Credenciamento
Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

13h às 16h – Oficinas Temáticas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

18 horas – Mesa de Solenidade

18h30 – CONFERÊNCIA ABERTURA – TEMA: As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e o Lazer na Sociedade Contemporânea.
Palestrantes: Dr. André Carlos Busanelli de Aquino (EACH-USP/ Diretor de Inovação – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de SP)
Mediadora: Profª Drª Denise Falcão – Presidenta da ANPEL
Local: Auditório Azul

20h30 – 21h Apresentação Cultural
Local: Saguão dos Auditórios

22h – Atividade de Confraternização
Local: a definir

QUARTA-FEIRA - 13/11/2024

13h às 17h – Credenciamento na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

13h às 20h – Eleição da nova diretoria para Gestão 2025/2026

13h30 às 15h30 – MESA REDONDA I
TEMA:  Lazer, Novas Tecnologias  e Gestão da Informação
Palestrantes: Profª. Drª. Gisele Maria Schwartz (UNESP/RC)  | Profª. Drª. Cláudia Wanderley (CLE)
Local: Auditório Vermelho

15h30 – Intervalo – Coffee Break

16h às 18h30 – GRUPOS TEMÁTICOS DE TRABALHOS (GTT)
GTT 1 – Lazer, Trabalho e Grupos Sociais
GTT 2 – Lazer, Turismo e os Espaços de Lazer na Cidade
GTT 3 – Teoria e História do Lazer
GTT 4 – Direitos Sociais, Lazer e Políticas Públicas
GTT 5 – Lazer e Esporte Participação
GTT 6 – Lazer, Meio Ambiente e Sustentabilidade
GTT 7 – Lazer e os Conteúdos Culturais
GTT 8 – Lazer e Produção de Conhecimento
GTT 9 – Lazer, Cultura e Sociedade
GTT 10 – Lazer, Ludicidade e Educação
GTT 11 – Lazer, Promoção da Saúde e Vida com Qualidade
GTT 12 – Lazer, Sexualidade e Gênero

18h às 19h30 – APRESENTAÇÕES DE PÔSTERES
Local: a definir

19h30 às 21h30 – MESA REDONDA II
TEMA: Novas Tecnologias, Trabalho e Impactos para o Lazer
Palestrantes:Prof. Dr. Bruno Modesto (UPE) | Profa. Dra.Helena Ribeiro (USP)
Local: Auditório Verde

21h30 –  Programação Cultural
Local: Saguão dos Auditórios

23h – Atividade de Confraternização
Local:  a definir

QUINTA-FEIRA - 14/11/2024

13h30 às 15h30– MESA REDONDA III
Tema: Tecnologias Ancestrais: Interculturalidade, Lazer e Saberes Étnico Raciais.
Palestrantes: Karkaju Pataxó (Coordenador de Esporte e Lazer Indígena do Ministério dos Esportes Indígena) |  Profª. Drª. Marie Luce Tavares (IFMG)
Mediadora: Profª. Drª. Khellen Cristina Pires Soares – Vice-presidenta da ANPEL
Local: Auditório  Azul

15h30 às 18h – Grupos Temáticos de Trabalhos (GTT)
GTT 1 – Lazer, Trabalho e Grupos Sociais
GTT 2 – Lazer, Turismo e os Espaços de Lazer na Cidade
GTT 3 – Teoria e História do Lazer
GTT 4 – Direitos Sociais, Lazer e Políticas Públicas
GTT 5 – Lazer e Esporte Participação
GTT 6 – Lazer, Meio Ambiente e Sustentabilidade
GTT 7 – Lazer e os Conteúdos Culturais
GTT 8 – Lazer e Produção de Conhecimento
GTT 9 – Lazer, Cultura e Sociedade
GTT 10 – Lazer, Ludicidade e Educação
GTT 11 – Lazer, Promoção da Saúde e Vida com Qualidade
GTT 12 – Lazer, Sexualidade e Gênero

18h às 19h – ASSEMBLEIA DA ANPEL
Local: Auditório Azul

19h às 20h30 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Tema:As Tecnologias de Informação e Comunicação –  Desafios  para os Estudos do Lazer.
Palestrante: Prof. Dr. Nelson Carvalho Marcellino
Local: Auditório Azul

20h30 – Solenidade de Encerramento, Homenagens e Premiação.
Local: Auditório Azul

23h – Atividade de Confraternização

Valores de Inscrição

Associados da ANPEL

Período: Até 31/07/24

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 60,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 50,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – Gratuito

Período: 01/08/24 a 30/09/24

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 70,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 60,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 40,00

Período: 01/10/24 a 14/11/24

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 90,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 80,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 70,00

Não associados da ANPEL

Período: Até 31/07/24

Período: 01/08/24 a 30/09/24

Período: 01/10/24 a 14/11/24

Dados para pagamento

Banco do Brasil (001)
Agência: 4279-X
Conta corrente: 38.902-1
CNPJ: 41.220.613/0001-11
PIX: tesouraria@anpel.org.br

Inscreva-se agora

Submissão de trabalhos

Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais do 6º Congresso Brasileiro dos Estudos do Lazer (6ºCBEL).

Data limite (prorrogada):

14 de julho de 2024

MODALIDADES DE TRABALHO:

Comunicação Oral ou Pôster

GRUPOS DE TRABALHO TEMÁTICO:

GTT 1 – Lazer, Trabalho e Grupos Sociais

Estudos acerca da atuação no lazer e as novas tecnologias de informação e comunicação, em relação aos distintos aspectos do campo profissional, da inserção no mundo do trabalho e em movimentos sociais.

GTT 2 – Lazer, Turismo e os Espaços de Lazer na Cidade

Estudos dedicados às análises sobre o lazer e as dinâmicas das cidades, espaços e seus equipamentos de lazer e problematizações vinculadas ao turismo, bem como em suas possíveis relações com as novas tecnologias de informação e comunicação.

GTT 3 – Teoria e História do Lazer

Estudos dedicados à história, sua produção e ao lazer, englobando diferentes contextos, tempos, práticas, elementos, narrativas e trajetórias.

GTT 4 –Direitos Sociais, Lazer e Políticas Públicas

Estudos sobre o lazer, enquanto direito social, e as políticas públicas, em seus diferentes elementos, tais como os processos de formação e atuação profissional, financiamento, desenvolvimento, avaliação e as perspectivas teóricas e metodológicas que fomentam o debate no âmbito das políticas, bem como em suas possíveis relações com as novas tecnologias de informação e comunicação.

GTT 5 – Lazer e Esporte Participação

Estudos acerca das relações entre o lazer e o esporte como manifestação cultural participativa e de direito de todos.

GTT 6 – Lazer, meio ambiente e sustentabilidade

Estudos acerca das relações entre lazer e meio ambiente, correlacionados à sustentabilidade, práticas na natureza, significados, apropriações e conservação de locais e recursos ambientais.

GTT 7 – Lazer e os Conteúdos Culturais

Estudos acerca do lazer e das diferentes manifestações culturais e sociais, tais como os conteúdos artísticos, em seus processos educativos estéticos, os sociais, os manuais e os intelectuais, em suas representações cotidianas, bem como em suas relações com as novas tecnologias de informação e comunicação.

GTT 8 – Lazer e produção de conhecimento

Estudos sobre a produção de conhecimento no âmbito do lazer, suas novas tecnologias de informação e comunicação, por meio de diferentes pressupostos teóricos.

GTT 9 – Lazer, cultura e sociedade

Estudos que abordam manifestações, práticas e vivências no lazer, suas relações com as novas tecnologias de informação e comunicação, com diferentes grupos sociais e/ou raciais, tais como, grupos étnicos, quilombolas, povos indígenas, entre outros.

GTT 10 – Lazer, Ludicidade e Educação

Estudos sobre lazer, ludicidade e os processos educativos, de ensinos e aprendizagens, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação, quer seja no tempo formal e/ou não formal de educação, em diálogo com as diferentes fases da vida

GTT 11 – Lazer, Promoção da Saúde e Vida com Qualidade

Estudos que tratam da relação entre lazer, corpo e saúde, considerando a pluralidade de abordagens na articulação dessas temáticas e uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

GTT 12 – Lazer, Sexualidade e Gênero

Estudos acerca do Lazer e suas relações com as questões da inclusão social de gênero e a sexualidade em nossa sociedade.

DIRETRIZES PARA ENVIO DE TRABALHO NA MODALIDADE PÔSTER

1) INFORMAÇÕES INICIAIS:

Formatação: papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm; fonte Times New Roman em todo o texto. Título do trabalho: Negrito, tamanho 14, espaço simples, alinhamento centralizado. Identificação dos autores e/ou autoras: negrito, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento à direita. Parágrafo único, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, alinhamento justificado. Contendo: Introdução, Objetivos, Metodologia, Desenvolvimento e Conclusão, quando se aplicar, com até 2000 caracteres. O resumo deverá vir acompanhado da listagem das referências utilizadas. Palavras-chave: Tamanho fonte 12, separadas por ponto e vírgula. A não observação desses critérios implicará na exclusão dos trabalhos do processo de avaliação.

Serão aceitos até 3 trabalhos por autor ou co-autor. Com no máximo 06 autores por trabalho.

2) FORMATAÇÃO E CONFECÇÃO DO PÔSTER:

Tamanho do pôster: Largura: 90 cm; Altura: 120 cm; O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 m; No topo do pôster deve constar: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e coautor(es).

DIRETRIZES PARA ENVIO DE TRABALHO NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL (RESUMO EXPANDIDO)

1) INFORMAÇÕES INICIAIS:

1.1. Os textos inscritos para o formato de Resumo Expandido deverão ser resultado de pesquisas já concluídas, dados parciais e/ou de relatos de experiência. Serão apresentados no formato Comunicação Oral.

1.2. O Resumo Expandido pode ser escrito em português, inglês ou espanhol.

1.3. Os Resumos Expandidos decorrentes de pesquisa científica concluída concorrerão ao Prêmio de Literatura Científica da ANPEL. Para informações sobre o Prêmio de Literatura Científica da ANPEL – ver tópico específico.

1.4. Serão aceitos até 3 trabalhos por autor ou co-autor, com no máximo 6 autores por trabalho.

2) FORMATO ADOTADO PARA O RESUMO EXPANDIDO:

2.1. O Resumo Expandido deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título (e suas traduções) e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas.

2.2. O Resumo Expandido deve conter os seguintes elementos: título, resumo, palavras-chave, tittle, abstract e key words; autoria, vínculo institucional e endereço eletrônico; elementos textuais; referências e informações de financiamento do trabalho (quando houver).

2.3. O espaçamento entre linhas é de 1,5 (sem espaçamento entre os parágrafos) e o deslocamento é de 1,25 cm na primeira linha. O espaçamento será simples apenas em notas de rodapé, resumo informativo de até 500 caracteres, citações com mais de três linhas e referências.

2.4. A margem superior deve ser de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.

2.5. A extensão para os textos deverá estar entre 6.000 e 10.500 caracteres, contando espaços e todos os elementos requeridos no item 2.2. Para contar os caracteres, utilizar no Word, item Ferramentas, a opção Contar Palavras.

3) ORDEM E FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO RESUMO EXPANDIDO

O modo de apresentação dos textos deve, em sua página inicial e subsequentes, adotar, OBRIGATORIAMENTE, a seguinte ordem:

3.1. Título – informativo e conciso em português (ou na língua a que o artigo será submetido); centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.2. Nomes de autores – centralizados, em caixa baixa, seguido de vínculo institucional; endereço de e-mail deve ser utilizado na próxima linha; usar duas linhas para cada autor.

3.3. Resumo em português (ou na língua de submissão do trabalho) – deve conter objetivo, metodologia, resultados e considerações finais; deve ter, no máximo, 500 caracteres (contando espaços) e ser redigido em itálico. Logo após o resumo devem ser inseridas as palavras-chave em itálico e separadas por ponto e vírgula.

3.4. Tittle, abstract e key words.

3.5. Elementos textuais (corpo do texto) – devem seguir a estrutura correspondente a cada seção escolhida, como introdução, subtópicos e considerações finais. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda, sem qualquer numeração. Obs.: Não realçar a escrita como forma de destaque ao longo do texto.

3.6. Referências – nomes dos autores devem ser abreviados e os destaques em itálico ao invés de realce das palavras; entre uma e outra referência deve ser utilizado um espaçamento simples. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.:http://anpel.org.br/) devem estar ativos para clicar. Obs.: A exatidão e a adequação das referências que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são da responsabilidade dos autores. Para verificar exemplos de como citar as referências consulte a NBR 10520/2023.

 

 

4) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA NOTAS, FINANCIAMENTO, APÊNDICES, ILUSTRAÇÕES, QUADROS E TABELAS

4.1. As notas contidas no Resumo Expandido devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial, imediatamente após a frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente; usá-las apenas para as informações desejadas (referências em sua forma completa não devem ser inseridas em nota de rodapé, mas apenas nas Referências, ao final do texto). Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé.

4.2. Informações oriundas de comunicação pessoal, textos em andamento e não publicados podem ser incluídas em notas de rodapé na página onde forem citadas, mas não devem ser listadas nas referências.

4.3. É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação no texto (como nota de rodapé na primeira página): “O presente texto não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização”. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

4.4. Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

4.5. Quando for o caso, ilustrações, quadros e tabelas devem ser apresentados no interior do texto, na posição que o autor julgar mais conveniente. Devem ser numerados, titulados e apresentar as fontes que lhes correspondem. As imagens devem ser enviadas em alta definição (300 DPI, formato TIF) e cada uma delas deve vir acompanhada de autorização específica (por escrito e assinatura pelo GOV.BR) que expresse a permissão para sua reprodução no texto. No caso de fotografias, a autorização precisa ser dada pelo fotógrafo (mesmo quando o fotógrafo é o próprio autor do texto) e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor(a) faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização. As legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11.

PRÊMIO ANPEL DE LITERATURA CIENTÍFICA

Neste ano de 2024 a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer, apresenta a 6ª Edição do Prêmio ANPEL de Literatura Científica, conforme o presente Regulamento.

1) Apresentação

O Prêmio ANPEL de Literatura Científica, de âmbito nacional, foi criado pela Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer com vistas a estimular a produção e a disseminação do conhecimento na área do Lazer. Ao premiar trabalhos apresentados no 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, a ANPEL contribui para o reconhecimento de pesquisas que se destaquem por sua originalidade, por seu desenvolvimento qualificado e/ou por sua contribuição social, incentivando diferentes pesquisadores em suas investigações.

2) Do Prêmio

2.1 Os trabalhos premiados serão resultado de investigações inscritas e apresentadas no 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, relacionados a um dos Grupos de Trabalhos (GTT), resultantes de pesquisas científicas concluídas.

 

2.2 Serão premiados até doze (12) trabalhos submetidos no formato de comunicação oral no 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, sendo estabelecido até um (01) trabalho por GTT.

3) Da Inscrição ao Prêmio

3.1. Nessa edição do Prêmio, os trabalhos submetidos como Resumo Expandido estarão automaticamente concorrendo ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica.

3.2. No caso de trabalhos submetidos em coautoria, os responsáveis pela inscrição garantem a anuência explícita de todas as partes envolvidas quanto à participação no Prêmio ANPEL de Literatura Científica.

3.3. O período e a forma de inscrição seguem as datas de submissão de trabalhos ao 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’. 

3.4. A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, indica a plena aceitação, pelo inscrito e pelos demais coautores, dos termos deste Regulamento.

4) Do processo de Avaliação dos Trabalhos

4.1. Os trabalhos inscritos no evento e concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão direcionados às Comissões de Avaliação vinculadas aos GTTs para os quais foram submetidos.

4.2. Cada Comissão de Avaliação, 12 (doze) ao todo (uma por GTT) será composta por membros de seus respectivos Comitês Científicos, que farão a classificação final de todos os trabalhos submetidos em cada um dos GTT.

4.3 Os trabalhos submetidos como Resumo Expandido na Plataforma do evento, automaticamente concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica, passarão por outra avaliação no momento de sua apresentação na forma de Comunicação Oral. Os trabalhos não apresentados no evento estarão automaticamente desclassificados da premiação do 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’.

4.4. Em casos em que os trabalhos não atendam aos critérios de premiação, a Comissão de Avaliação reserva-se o direito de não conferir o Prêmio.

5) Dos critérios de Avaliação dos Trabalhos

5.1 Os trabalhos concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão avaliados em duas etapas: a) Primeira Etapa: Resumo Expandido (pesquisa científica concluída) submetido ao 6º CBEL e  XX Seminário ‘O Lazer em Debate’; b) Segunda Etapa: Apresentação do trabalho na forma de Comunicação Oral durante o 6º CBEL e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’.

5.1.1. Critérios para a avaliação dos Resumos Expandidos submetidos ao 6º CBEL e  XX Seminário ‘O Lazer em Debate’:

a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a pesquisa segue uma estruturação lógica na apresentação das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teóricos/empíricos, considerando os limites de um Resumo Expandido.

b) Atualidade, relevância e originalidade: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual e relevante para a área do lazer e trata-se de uma contribuição inédita, ou seja, nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.

c) Criatividade e inovação no desenvolvimento da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador.

d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.

e) Registro Linguístico: se o trabalho apresenta registro textual adequado no idioma em que foi produzido, com clareza e coesão em seu desenvolvimento.

5.1.2. Critérios para a avaliação dos trabalhos durante a apresentação na forma de Comunicação Oral no 6º CBEL e  XX Seminário ‘O Lazer em Debate’:

 a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a apresentação segue uma estruturação lógica das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teórico-conceituais/empíricos, tanto na apresentação quanto na resposta aos questionamentos.

b) Atualidade e relevância: se a apresentação desenvolve uma questão ou um tema considerado atual e relevante para a área do lazer.

 c) Criatividade e inovação na apresentação da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador, com uso adequado e qualificado dos recursos audiovisuais.

d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho apresentado tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.

e) Registro Linguístico: se o trabalho possui registro linguístico adequado no idioma em que é apresentado, tanto em sua forma oral quanto no uso dos recursos audiovisuais.

6) Da divulgação dos Trabalhos Premiados

6.1. Caberá ao coordenador de cada GTT fazer a sistematização das avaliações e a comunicação do trabalho premiado à Coordenação Científica do evento, durante o 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e  XX Seminário”O Lazer em Debate”.

7) Das disposições finais

7.1. Os direitos autorais dos trabalhos premiados pertencem aos/as autores(as), reservando-se à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer a prerrogativa de publicá-los nos termos deste Regulamento e divulgá-los por meio eletrônico, em conjunto ou em separado, sem quaisquer ônus ou pagamentos, a qualquer tempo, desde que citada a autoria.

7.2. Trabalhos em que membros da Diretoria Nacional da ANPEL e Coordenadores de GTTs figuram como autores não concorrem ao Prêmio.

7.3. As avaliações realizadas pelos pareceristas ad hoc serão definitivas e irrecorríveis.

7.4. Os casos omissos serão decididos pela Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer.

Template de Resumo Expandido

Clique para fazer o download

Template de Resumo Pôster

Clique para fazer o download

Modelo Slides de apresentação

Clique para fazer o download

Inscreva seu trabalho

Clique aqui e preencha o formulário

Realização:

Promoção:

Parceiros Institucionais: