Tema:
Data:
10 a 12 de julho de 2026
Local:
UFBA – Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Veja como chegar
Valores de Inscrição
1º Lote – Período: De 26/01/2026 a 15/03/2026
Associados com Doutorado, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – GRATUITO
Associados com Mestrado, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – GRATUITO
Associados Graduados ou Acadêmicos, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – GRATUITO
Associados com Doutorado, em dia com a anuidade 2026 – R$ 250,00
Associados com Mestrado, em dia com a anuidade 2026 – R$ 220,00
Associados Graduados ou Acadêmicos, em dia com a anuidade 2026 – R$ 150,00
Não Associados – R$ 450,00
2º Lote – Período: De 16/03/2026 a 10/05/2026
Associados com Doutorado, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – GRATUITO
Associados com Mestrado, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – GRATUITO
Associados Graduados ou Acadêmicos, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – GRATUITO
Associados com Doutorado, em dia com a anuidade 2026 – R$ 250,00
Associados com Mestrado, em dia com a anuidade 2026 – R$ 220,00
Associados Graduados ou Acadêmicos, em dia com a anuidade 2026 – R$ 150,00
Não Associados – R$ 450,00
3º Lote – Período: De 11/05/2026 a 10/06/2026
Associados com Doutorado, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – R$ 170,00
Associados com Mestrado, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – R$ 150,00
Associados Graduados ou Acadêmicos, em dia com as anuidades 2025 e 2026 – R$ 90,00
Associados com Doutorado, em dia com a anuidade 2026 – R$ 280,00
Associados com Mestrado, em dia com a anuidade 2026 – R$ 250,00
Associados Graduados ou Acadêmicos, em dia com a anuidade 2026 – R$ 170,00
Não Associados – R$ 500,00
Submissão de trabalhos
Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais do 6º Congresso Brasileiro dos Estudos do Lazer (6ºCBEL).
Data limite:
21/12/2025
MODALIDADES DE TRABALHO:
Comunicação Oral ou Pôster
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
– As submissões de trabalhos para o VII CBEL serão realizadas entre os dias 06/10/2025 e 21/12/2025, exclusivamente pelo email 7cbel2026@anpel.org.br;
– A submissão de trabalhos não está condicionada à inscrição prévia no evento. Todavia, as apresentações serão confirmadas somente após a inscrição de pelo menos um dos autores, até o dia 15/03/2026;
– As primeiras rodadas de avaliação dos trabalhos serão compartilhadas com as respectivas autorias até o dia 15/03/2026. Se necessário, as correções deverão ser enviadas até o dia 29/03/2026;
– No ato da submissão, a autoria deverá encaminhar 5 arquivos através do endereço de email informado, sendo:
ARQUIVO 1: Folha de rosto da submissão em formato PDF;
ARQUIVO 2: Manuscrito original com indicação de autoria em formato PDF;
ARQUIVO 3: Manuscrito original com indicação de autoria em formato Word ou similar;
ARQUIVO 4: Manuscrito original sem indicação de autoria em formato PDF;
ARQUIVO 5: Manuscrito original sem indicação de autoria em formato Word ou similar;
– Todos os trabalhos submetidos deverão seguir os templates disponibilizados no site da ANPEL;
2. COMUNICAÇÕES ORAIS
2.1 Os textos inscritos para o formato de Resumo Expandido deverão ser resultado de pesquisas já concluídas, dados parciais e/ou de relatos de experiência. Serão apresentados no formato Comunicação Oral.
2.2 O Resumo Expandido pode ser escrito em português, inglês ou espanhol.
2.3 Os Resumos Expandidos decorrentes de pesquisa científica concluída poderão concorrer ao Prêmio de Literatura Científica da ANPEL desde que submetam o manuscrito de acordo com as normas da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL). Para informações sobre o Prêmio de Literatura Científica da ANPEL – ver tópico específico.
2.4 Serão aceitos até 3 trabalhos por autor ou co-autor, com o máximo de 6 autores por trabalho.
2.5 O Resumo Expandido deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título (e suas traduções) e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas.
2.6 O Resumo Expandido deve conter os seguintes elementos: título, resumo, palavras-chave, tittle, abstract e key words; autoria, vínculo institucional e endereço eletrônico; elementos textuais; referências e informações de financiamento do trabalho (quando houver).
2.7 O espaçamento entre linhas é de 1,5 (sem espaçamento entre os parágrafos) e o deslocamento é de 1,25 cm na primeira linha. O espaçamento será simples apenas em notas de rodapé, resumo informativo de até 500 caracteres, citações com mais de três linhas e referências.
2.8 A margem superior deve ser de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.
2.9 A extensão para os textos deverá estar entre 6.000 e 10.000 caracteres, contando espaços e todos os elementos requeridos no item 2.6. Para contar os caracteres, utilizar no Word, item Ferramentas, a opção Contar Palavras.
2.10 O modo de apresentação dos textos deve, em sua página inicial e subsequentes, adotar, OBRIGATORIAMENTE, a seguinte ordem:
Título – informativo e conciso em português (ou na língua a que o artigo será submetido); centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.
Nomes de autores – centralizados, em caixa baixa, seguido de vínculo institucional; endereço de e-mail deve ser utilizado na próxima linha; usar duas linhas para cada autor.
Resumo em português (ou na língua de submissão do trabalho) – deve conter objetivo, metodologia, resultados e considerações finais; deve ter, no máximo, 500 caracteres (contando espaços) e ser redigido em itálico. Logo após o resumo devem ser inseridas as palavras-chave em itálico e separadas por ponto e vírgula.
Tittle, abstract e key words.
Elementos textuais (corpo do texto) – devem seguir a estrutura correspondente a cada seção escolhida, como introdução, subtópicos e considerações finais. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda, sem qualquer numeração. Obs.: Não realçar a escrita como forma de destaque ao longo do texto.
Referências – nomes dos autores devem ser abreviados e os destaques em itálico ao invés de realce das palavras; entre uma e outra referência deve ser utilizado um espaçamento simples.
2.11 Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.:http://anpel.org.br/) devem estar ativos para clicar. Obs.: A exatidão e a adequação das referências que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são da responsabilidade dos autores. Para verificar exemplos de como citar as referências consulte a NBR 14724/2024.
2.12 As notas contidas no Resumo Expandido devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial, imediatamente após a frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente; usá-las apenas para as informações desejadas (referências em sua forma completa não devem ser inseridas em nota de rodapé, mas apenas nas Referências, ao final do texto). Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé.
2.13 Informações oriundas de comunicação pessoal, textos em andamento e não publicados podem ser incluídas em notas de rodapé na página onde forem citadas, mas não devem ser listadas nas referências.
2.14 É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação no texto (como nota de rodapé na primeira página): “O presente texto não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização”. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.
2.15 Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.
2.16 Quando for o caso, ilustrações, quadros e tabelas devem ser apresentados no interior do texto, na posição que o autor julgar mais conveniente. Devem ser numerados, titulados e apresentar as fontes que lhes correspondem. As imagens devem ser enviadas em alta definição (300 DPI, formato TIF) e cada uma delas deve vir acompanhada de autorização específica (por escrito e assinatura pelo GOV.BR) que expresse a permissão para sua reprodução no texto. No caso de fotografias, a autorização precisa ser dada pelo fotógrafo (mesmo quando o fotógrafo é o próprio autor do texto) e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor(a) faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização. As legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11.
3. PÔSTERES
Formatação: papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm; fonte Times New Roman em todo o texto. Título do trabalho: Negrito, tamanho 14, espaço simples, alinhamento centralizado. Identificação dos autores e/ou autoras: negrito, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento à direita. Parágrafo único, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, alinhamento justificado. Contendo: Introdução, Objetivos, Metodologia, Desenvolvimento e Conclusão, quando se aplicar, com até 2000 caracteres. O resumo deverá vir acompanhado da listagem das referências utilizadas. Palavras-chave: Tamanho fonte 12, separadas por ponto e vírgula. A não observação desses critérios implicará na exclusão dos trabalhos do processo de avaliação. Serão aceitos até 3 trabalhos por autor ou co-autor, com o máximo de 06 autores por trabalho.
Tamanho do pôster: Largura: 90 cm; Altura: 120 cm; O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 m; No topo do pôster deve constar: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e coautor(es).
4. SEÇÃO PONTOS DE VISTA
– A seção “Pontos de Vista” tem como objetivo criar um espaço para debates, discussões e reflexões entre diferentes pesquisadores, pesquisadoras, grupos de estudos e laboratórios científicos com interesse nos Estudos do Lazer. Para isso, estimula o envio de textos objetivos, que sintetizem diálogos, críticas, aprofundamentos analíticos e novos questionamentos sobre pesquisas publicadas a partir de 01/01/2020 (artigos, capítulos de livro e comunicações orais de edições anteriores do CBEL).
– Os textos aprovados serão apreciados numa seção de “Roda de Conversa”, a ser incluída na programação do VII CBEL.
– A submissão do manuscrito deverá seguir a seguinte formatação: papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm; fonte Times New Roman em todo o texto. Título do trabalho: Negrito, tamanho 14, espaço simples, alinhamento centralizado. Identificação dos autores e/ou autoras: negrito, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento à direita. Elementos textuais: Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, cuja estruturação é de livre escolha pela autoria. Dimensão do texto: entre 2000 e 3000 caracteres. Se for o caso, o manuscrito deverá vir acompanhado da listagem das referências utilizadas. A não observação desses critérios implicará na exclusão dos trabalhos do processo de avaliação. Será aceito 1 trabalho por autor ou co-autor, com o máximo de 06 autores por trabalho.
– No arquivo de submissão, será obrigatória a inclusão da referência completa do texto escolhido para debate.
– Os trabalhos aprovados nesta seção serão publicados em formato de Boletim Especial pela Revista Licere.
5. PRÊMIO ANPEL DE LITERATURA CIENTÍFICA
– Neste ano de 2024 a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer, apresenta a 7ª Edição do Prêmio ANPEL de Literatura Científica, conforme o presente Regulamento.
– O Prêmio ANPEL de Literatura Científica, de âmbito nacional, foi criado pela Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer com vistas a estimular a produção e a disseminação do conhecimento na área do Lazer. Ao premiar trabalhos apresentados no 7º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer, a ANPEL contribui para o reconhecimento de pesquisas que se destaquem por sua originalidade, por seu desenvolvimento qualificado e/ou por sua contribuição social, incentivando diferentes pesquisadores em suas investigações.
– Os trabalhos premiados serão resultado de investigações inscritas e apresentadas no 7º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer, relacionados a um dos Grupos de Trabalhos (GTT), resultantes de pesquisas científicas concluídas.
– Serão premiados até treze (13) trabalhos submetidos no formato de comunicação oral no 7º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, sendo estabelecido até um (01) trabalho por GTT.
– As pessoas que desejarem concorrer ao Prêmio, deverão manifestar seu interesse na Folha de Rosto da submissão, comprometendo-se a enviar o manuscrito dentro das normas da RBEL. Com isso, somente poderão participar da premiação artigos completos, que terão sua publicação garantida pela revista.
– No caso de trabalhos submetidos em coautoria, os responsáveis pela inscrição garantem a anuência explícita de todas as partes envolvidas quanto à participação no Prêmio ANPEL de Literatura Científica.
– O período e a forma de inscrição seguem as datas de submissão de trabalhos ao 7º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer.
– A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, indica a plena aceitação, pelo inscrito e pelos demais coautores, dos termos deste Regulamento.
– Os trabalhos inscritos no evento e concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão direcionados às Comissões de Avaliação vinculadas aos GTTs para os quais foram submetidos.
– Cada Comissão de Avaliação, 13 (treze) ao todo (uma por GTT) será composta por membros de seus respectivos Comitês Científicos, que farão a classificação final de todos os trabalhos submetidos em cada um dos GTT.
– Os trabalhos submetidos ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica, passarão por outra avaliação no momento de sua apresentação na forma de Comunicação Oral. Os trabalhos não apresentados no evento estarão automaticamente desclassificados da premiação do 7º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer.
– Em casos em que os trabalhos não atendam aos critérios de premiação, a Comissão de Avaliação reserva-se o direito de não conferir o Prêmio.
– Os trabalhos concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão avaliados em duas etapas: a) Primeira Etapa: análise da versão escrta do trabalho, em que os pareceristas indicarão a continuidade ou não do texto na premiação; b) Segunda Etapa: Apresentação do trabalho na forma de Comunicação Oral durante o 7º CBEL.
– Critérios para a avaliação dos Resumos Expandidos submetidos ao 7º CBEL:
- a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a pesquisa segue uma estruturação lógica na apresentação das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teóricos/empíricos, considerando os limites de um Resumo Expandido.
 - b) Atualidade, relevância e originalidade: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual e relevante para a área do lazer e trata-se de uma contribuição inédita, ou seja, nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.
 - c) Criatividade e inovação no desenvolvimento da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador.
 - d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.
 - e) Registro Linguístico: se o trabalho apresenta registro textual adequado no idioma em que foi produzido, com clareza e coesão em seu desenvolvimento.
 
– Critérios para a avaliação dos trabalhos durante a apresentação na forma de Comunicação Oral no 7º CBEL:
- a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a apresentação segue uma estruturação lógica das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teórico-conceituais/empíricos, tanto na apresentação quanto na resposta aos questionamentos.
 - b) Atualidade e relevância: se a apresentação desenvolve uma questão ou um tema considerado atual e relevante para a área do lazer.
 - c) Criatividade e inovação na apresentação da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador, com uso adequado e qualificado dos recursos audiovisuais.
 - d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho apresentado tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.
 - e) Registro Linguístico: se o trabalho possui registro linguístico adequado no idioma em que é apresentado, tanto em sua forma oral quanto no uso dos recursos audiovisuais.
 
– Os trabalhos premiados serão divulgados na cerimônia de encerramento do 7ºCBEL.
– Os direitos autorais dos trabalhos premiados pertencem aos/as autores(as), reservando-se à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer e à RBEL, a prerrogativa de publicá-los nos termos deste Regulamento e divulgá-los por meio eletrônico, em conjunto ou em separado, sem quaisquer ônus ou pagamentos, a qualquer tempo, desde que citada a autoria.
– Trabalhos em que membros da Diretoria Nacional da ANPEL e Coordenadores de GTTs figuram como autores não concorrem ao Prêmio.
– As avaliações realizadas pelos pareceristas ad hoc serão definitivas e irrecorríveis.
– Os casos omissos serão decididos pela Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer.
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